top of page
Buscar

Hora da inovação entrar em campo

Recebi nesta semana um pedido do pessoal da Arena Hub para debater um pouco sobre o esporte como negócio e as oportunidades de negócios que se apresentam. A ideia era que, na manhã de sexta-feira, já tivesse com o texto pronto e publicado, mas toda a ideia de texto que já estava programada acabou sendo "engolida" pela experiência que vivi no dia anterior.

O Aarhus, da Dinamarca, foi o clube de futebol mais inovador do mundo até agora em meio à pandemia. Na primeira partida de retorno do futebol dinamarquês, na última quinta-feira (28 de maio), o clube criou uma arquibancada virtual por meio de uma ação com o aplicativo Zoom, que levou os torcedores de suas casas para telões no estádio.

A "arquibancasa", expressão bem utilizada pelo Wagner Giannella para resumir a ação, mostrou-se, de forma prática, uma iniciativa inteligente para o esporte.

É possível, sim, criar uma atmosfera animada para curtirmos o retorno dos jogos. A ação ajudou a catapultar mundialmente a imagem do clube dinamarquês. E, mais ainda, a experiência de acompanhar esse jogo ao vivo mostrou que é possível tornar esse tipo de iniciativa num negócio rentável mais à frente.

Para isso, porém, é preciso fazer alguns ajustes. O primeiro deles é a relação com o direito de transmissão do jogo. Para que a experiência do Aarhus fosse completa, eu teria de ter conseguido ver a partida da tela do meu computador. A ação, como executada, ficou restrita ao público local, que ligou a TV no canal a cabo que tinha os direitos de mostrar o jogo e ficou numa espécie de "Big Brother" dentro de casa, com sua imagem indo diretamente para o telão no Ceres Park.

Outra mudança importante seria ter mais interação entre o clube e o torcedor ao longo da partida. Sim, isso soa como um acinte para quem é mais fanático, mas essa solução pode trazer um público completamente novo e diferente ao esporte. Ser um entretenimento "leve" para o torcedor casual, que poderia transformar a plataforma virtual num meio de socialização. Em tempos de pandemia e isolamento social, seria um alívio encontrar pessoas num ambiente diferente e divertido que pode acompanhar um jogo de futebol.

O terceiro ponto interessante de observar foi que essa "arquibancasa" pode ser um bom caminho para as marcas conseguirem dialogar com o torcedor. Será que não poderia ser encontrada uma forma de fazer essa transmissão ser patrocinada? No jogo da volta do Aarhus, um banco dinamarquês criou uma iniciativa simples de tentar adivinhar o número de trocedores virtuais ligados naquela partida. Dá para ir além. Muito além.

O Live Marketing vai ser transportado dos estádios e arenas para dentro das casas

Recentemente, em entrevista a "Os Maquinistas", o podcast da Máquina do Esporte, o Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil, disse que a liga e ele mesmo olham o futuro com o fã sendo não apenas o protagonista do conteúdo, mas interagindo com o jogo ao vivo. Essa experiência dinamarquesa mostrou que o futuro não está tão longe assim.

Por fim, é necessário não ser tão dinamarquês ao se criar uma ação dessas. Não dá para fazer uma iniciativa tecnológica como essa ser uma experiência gratuita ao fã. É preciso cobrar um ingresso, mesmo que simbólico, para que se tenha essa experiência.

No futebol brasileiro, uma ativação como essa pode ser a alternativa para que os programas de sócio-torcedor contemplem sua base de assinantes. Se só quem for sócio tiver direito de entrar, virtualmente, dentro do estádio, a ação gratuita terá sido válida. O que é preciso destravar, para isso, é a venda de direitos de transmissão.

No final das contas, a "arquibancasa" mostra que a pandemia força que o esporte insira a tecnologia na relação dele com o fã. A primeira boa ideia já está aí. Erich Beting, Fundador da Máquina do Esporte para o blog Arena Hub.

Comments


Siga-nos

  • Linkedin - Arena Hub
  • Instagram - Arena Hub
  • Facebook - Arena Hub
  • Youtube - Arena Hub

Sede

Allianz Parque

Av Francisco Matarazzo, 1705

[2024] - LOGO AMARELA.png
Idealização:
logo-2simple2.png
Federação Paulista de Futebol - idealizadora e apoiadora do Arena Hu
Parceiros Estratégicos:
Rodapé da news (1) (1)_edited.jpg

© 2025 por Arena Hub

bottom of page